Fake News
13 de Abr de 2018
0 Comentários
Tarcisio Padilha

Quando assistimos a telejornais, deparamos com narrativas que remetem a produções novelescas. A cada novo capítulo de acontecimento envolto em emoção, mais e mais elementos da trama aguçam a curiosidade do público ávido por espetáculo.

Na sociedade do espetáculo, a avidez por novidades tem a ver com mentalidade consumista que necessita de contínua reposição. Como nem sempre se consegue algo novo para seguir a audiência, proliferam boatos, fofocas, fake news.

Fake news são escritas e publicadas com intenção de enganar, a fim de obter ganhos financeiros ou políticos, através de manchetes atraentes ou especialmente fabricadas para aumentar o número de espectadores ou leitores.

Pesquisadores do Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT) descobriram que o principal responsável por compartilhar fake news é o cidadão comum. Descompromissadas com a verdade, podem ser emocionantes.

Enganos funcionam como correia de transmissão de incompreensões, antagonismos, até mesmo ódio entre as pessoas. Em pleno ano de eleições, notícias falsas configuram uma nova realidade política: pós-verdade.

Deixe um comentário

Fale Conosco

Estamos à disposição para atendê-lo.

CAMPUS BOTAFOGO
21 - 2554-8036
Rua Fernando Ferrari, 75 - Botafogo - RJ
Horário de Atendimento: 09:00 - 21:00
UNIDADE VILA DA PENHA
21 - 3579-0730
Av. Brás de Pina, 1744 - Vila da Penha - RJ
Horário de Atendimento: 13:00 - 22:00