Ursulinos entre os cinco melhores do Concurso Pontes de Macarrão
11 de Maio de 2018
0 Comentários
ENGENHARIA USU

Utilizando os conhecimentos das aulas de Engenharia, quatro alunos da Universidade Santa Úrsula tiveram um desafio diferente neste semestre. No dia 08 de maio, eles participaram do Concurso Pontes de Macarrão, organizado pela Associação Brasileira de Pontes e Estruturas (ABPE) e Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE).

É a primeira participação da USU no concurso e, na prova dos 9, a palavra foi inovação. A "Ponte dos Aprendizes", construída por Ana Lúcia de Sousa Ferreira, do 10º período de Engenharia Civil, Alexander de Lacerda Costa e Jon Karl Weibull do 7º, e Raphael Antonio de Carvalho, do 8º período de Engenharia Mecânica, foi a única não elaborada em forma de arco.

- Os alunos se dedicaram bastante para esse projeto, estão trabalhando nisso desde o início de março, fazendo os projetos em casa, e a montagem do protótipo e estudo das ligações no Laboratório de Materiais da Engenharia Civil na USU - diz Cristiane Daemon, professora de Engenharia e grande incentivadora da equipe.

A solução estrutural adotada pelos estudantes da Santa Úrsula foi elogiada por professores da UFRJ, anfitriã do concurso, realizado no Centro de Tecnologia da Ilha do Fundão. Entre as oito equipes participantes, a USU garantiu a quinta colocação entre as veteranas (PUC/UERJ, UFRJ/CEFET, UFMG e UFRJ), ficando à frente do Instituto Mauá de Tecnologia. A ponte foi calculada para suportar 50kg, mas conseguiu resistir 55,5kg no teste de ruptura.

Deixe um comentário

Fale Conosco

Estamos à disposição para atendê-lo.

CAMPUS BOTAFOGO
21 - 2554-8036
Rua Fernando Ferrari, 75 - Botafogo - RJ
Horário de Atendimento: 09:00 - 21:00
UNIDADE VILA DA PENHA
21 - 3579-0730
Av. Brás de Pina, 1744 - Vila da Penha - RJ
Horário de Atendimento: 13:00 - 22:00