Enfermeiro e egresso usu é aprovado em residência multiprofissional


Uma das áreas de atuação em que o enfermeiro mais se destaca é na promoção de saúde da família. Nesse contexto, o profissional tem a função de planejar ações de prevenção, promoção e manutenção da saúde das pessoas.

Lucas Faustino de Souza, 23 anos, é egresso do curso de Enfermagem usu e, recentemente, foi aprovado na Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Estadual de Montes Claros – HUCF/Unimontes, área que sempre teve afinidade durante a graduação.

Ele frisa os motivos pelos quais optou por estudar na usu e ressalta que a instituição foi fundamental para a sua aprovação. “Escolhi a usu por ser uma rede de faculdades conhecidas no Norte de Minas e Brasil, por saber da qualidade do ensino prestado, bem como a sugestão de colegas que já haviam feito outros cursos da instituição. O corpo docente e as práticas clínicas foram outros fatores que influenciaram bastante em minha escolha”. E completa: “A graduação teve uma grande influência para minha aprovação, principalmente, porque os profissionais do corpo docente nos incentivam durante toda a graduação para nos prepararmos para processos seletivos como este”, destacou o egresso.

Lucas ressalta, ainda, como foi sua preparação para conseguir uma vaga na residência. “A minha preparação, de fato, ocorreu durante toda a graduação. Entretanto, foi intensificada a partir de dezembro de 2018, próximo à formatura. Utilizei a metodologia da realização de resumos, resolução de questões, principalmente, dos últimos processos seletivos da residência, as vídeo-aulas, também foram parte essencial para que eu conseguisse a aprovação. O incentivo de minha família e de alguns professores e coordenação foram de suma importância durante o processo”, citou o enfermeiro.

Por ser uma experiência de grande relevância para sua formação. Ele destaca o que esta conquista representa para sua vida profissional. “A residência será um ‘divisor de águas’ para minha formação e capacitação profissional e pessoal. O profissional que tem a oportunidade de se especializar dentro de serviço de saúde, tem a sua atuação diferenciada. Desta forma, atuamos com segurança e qualidade para atender a demanda populacional e, principalmente, desenvolvendo atividades conforme o que é preconizado pelo Sistema único de Saúde (SUS)”, conta.

Após a residência, Lucas tem planos de seguir se aperfeiçoando. Segundo ele, “tenho planos de ingressar no mestrado em Cuidado Primário e, posteriormente, no doutorado. Pretendo realizar um bom trabalho durante a residência para permanecer dentro do serviço de saúde e permanecer como preceptor do programa”, concluiu o egresso.




07/03/2019