Venha saber mais sobre a COP26 deste ano para o planeta


O que é a COP26?

A COP26 é uma conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, realizada de cinco em cinco anos pela ONU, e reúne quase todos os países do planeta para discutir o clima global, denominada COPs, que significa "Conferência das Partes".

Este ano será a 26ª cúpula anual, com o Reino Unido como presidente, e será realizada em Glasgow, na Escócia, entre 31 de outubro e 12 de novembro.

 

O que esperar deste evento?

Neste  ano, os líderes mundiais irão debater sobre o Acordo de Paris, que foi o marco das negociações sobre a mudança climática catastrófica do planeta, e assinado por quase 200 países, na COP21 em 2015.

Por isto, a comunidade internacional aguarda uma atualização sobre os compromissos.

 

Pontos principais da COP26:

1- Os países estão sendo solicitados a apresentar metas para a redução de emissões para 2030, mas que também se alinhem com o alcance de zero líquido até a metade do século. Por isso, são discutidos assuntos como: acelerar a eliminação do carvão, reduzir o desmatamento, acelerar a mudança para veículos elétricos, entre outros.

2- O clima já está mudando e continuará mudando mesmo enquanto reduzimos as emissões, por isso, na COP26, os líderes irão discutir sobre trabalhar juntos para capacitar e incentivar os países afetados pelas mudanças climáticas.

3- Para cumprir as duas primeiras metas, os países desenvolvidos irão debater suas promessas de mobilização de, pelo menos, US $100 bilhões em financiamento climático por ano até 2020.

 

 *Fonte: ukcop.26.org


Publicada em: 08/11/2021
Tags: